Museu da Inconfidência
Imagem deMuseu da Inconfidência

Museu da Inconfidência. - Foto:Ane Souz

No coração da Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama atenção.  Construído entre 1785 e 1855, funcionou originalmente como Casa de Câmara e Cadeia, mas já nas primeiras décadas do século XX desempenhou exclusivamente a função de cadeia.

Na década de 1930, os restos morais dos inconfidentes extraditados para a África foram trazidos de volta ao Brasil e instalados no Panteão dos Inconfidentes, imponente e respeitoso salão do edifício. Posteriormente, por meio de decreto-lei, todo o prédio foi transformado em museu, função que exerce desde 1944.

A exposição permanente do museu aborda a Inconfidência a partir da relação com diferentes aspectos da vida em Ouro Preto entre os séculos XVIII e XIX. Nos dois pisos as salas são dedicadas a diferentes aspectos, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.  

O Museu da Inconfidência conta com três anexos, dois deles logo ao lado do prédio principal. No primeiro anexo fica o Auditório (sala de projeções), a Sala Manoel da Costa Athaíde (exposições temporárias) e a reserva técnica.

No segundo anexo funciona a Diretoria, a Secretaria, os setores de Museologia, Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e o Laboratório de Conservação e Restauração, este com ateliês de pintura, escultura, madeira e papel.

A Casa do Pilar, terceiro anexo, abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período), a Biblioteca (com 19 mil volumes), os setores Educativo, Pesquisa e Musicologia, além de todo o setor Administrativo.

Contato
Telefone de Reservas:
(31) 3551-1121
Telefone de Reservas:
(31) 3551-5233
E-mailReservas:
inconfidencia@veloxmail.com.br
SitePágina Web:
http://museudainconfidencia.gov.br
Horário de funcionamento
Domingo: Fechado
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: Fechado
Quarta-feira: Fechado
Quinta-feira: Fechado
Sexta-feira: Fechado
Sábado: Fechado
Feriado: Fechado
Observações

- VALOR DA ENTRADA: R$ 10,00 (inteira) | R$5,00 (meia*)

*Meia-Entrada: estudantes e idosos acima de 60 (sessenta) anos

* Crianças de até 7 (sete) anos não pagam

Terça a quinta e feriados - venda de ingressos até às 17h

Sexta - venda de ingressos até às 19h

Sábado - venda de ingressos até ás 16h30

Domingo - venda de ingressoas até às 13h30 

Fechado durante o período da pandemia da COVID-19. Sem previsão de reabertura.

Como chegar
Endereço:Pc Tiradentes ,139, ,Centro - Ouro Preto