Museu de Farmácia
Imagem deMuseu de Farmácia

Sala Expositiva - Museu de Farmácia - Foto:Ane Souz

A Escola de Farmácia de Ouro Preto, criada em 1839 e hoje integrada à Universidade Federal de Ouro Preto, é pioneira no país no ensino de Farmácia desvinculado das faculdades de medicina e enquanto instituição de ensino superior.

Ao longo de sua existência, preservou um acervo formado por material didático de origem europeia, mobiliário, drogas e equipamentos do final do século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e teses com ênfase no século XIX e início do século XX.

No entanto foi somente na década de 1960 que o acervo, devidamente catalogado, ganhou forma e status de artigos de museu. A Escola de Farmácia ocupa desde o século XX o prédio onde funcionou o Congresso Mineiro e onde foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Estado de Minas Gerais, em 1891.

Utilizando parte desse acervo, o Museu de Farmácia da UFOP abriga a mostra "Esino e prática profissional de Farmácia em Ouro Preto no final do século XIX e início do século XX", que pretende propor mecanismos de análise do presente e de compreensão das tendências do futuro da profissão farmacêutica, através da interação dos visitantes com o seu passado. 

Contato
Profissional:
(31) 3559-1630
E-mailProfissional:
museudafarmacia@ef.ufop.br
SitePágina Web:
https://escoladefarmacia.ufop.br/
Horário de funcionamento
Domingo: Fechado
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: Fechado
Quarta-feira: Fechado
Quinta-feira: Fechado
Sexta-feira: Fechado
Sábado: Fechado
Feriado: Fechado
Observações

- Entrada franca. 

Fechado durante o período da pandemia da COVID-19. Sem previsão de reabertura.

Como chegar
Endereço:Rua Costa Sena ,171, ,Centro - Ouro Preto
Fontes e referências

https://www.ouropreto.com.br/atrativos/culturais-2/culturais/museu-da-pharmacia-ufop