Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
Imagem deIgreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia - Foto:Ane Souz

A Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, conhecida também como "Mercês de cima", foi instituída em Vila Rica entre os anos de 1740 e 1754 e, durante duas décadas, funcionou primeiramente na Capela de São José. A construção de um templo próprio, no mesmo local onde se encontra até hoje, ocorreu a partir de 1772. De acordo com documentação da época, em princípio do século XIX parte da construção ameaçava ruir, o que obrigou que certas modificações fossem feitas no projeto original. Foi por causa disso que a igreja passou a contar com apenas uma torre principal.

Em termos arquitetônicos, a igreja lembra mais as construções da primeira metade do século XVIII, em função do seu traçado rígido e da divisão em dois blocos quadrangulares, compostos pela nave e pela capela-mor. Em termos de ornamentação, cabe destacar o medalhão da portada, de 1810, cujas características remetem ao estilo de Aleijadinho.

Contato
Profissional:
(31) 3551-4735
E-mailProfissional:
ouropretoparoquiadopilar@yahoo.com.br
Observações

- A igreja abre somente aos sábados, a partir de 18h30, em função da missa

- Entrada franca

Como chegar
Endereço:R Pe. Rolim , ,Centro - Ouro Preto
Fontes e referências

Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1372>. Acesso em 29 de julho de 2019.