Igreja Matriz de Santo Antônio
Imagem de Igreja Matriz de Santo Antônio

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio - Foto por: Ane Souz

A Matriz de Santo Antônio de Glaura teve suas obras iniciadas em torno de 1751, em substituição à antiga de madeira, edificada em torno de 1723 e situada em outro ponto do arraial. Coube à Irmandade do Santíssimo Sacramento a iniciativa de sua construção, através de incentivos da comunidade.

Conforme consta no relatório elaborado por Salomão de Vasconcelos, datado de 1946, o principal arrematante das obras foi Tiago Moreira, embora outros oficiais tiveram seus trabalhos documentados a exemplo de Francisco da Costa, Clemente João, Francisco de Lima e Antônio Moreira Gomes, entre outros. Indica ainda o mesmo documento que os retábulos, cuja fatura é atribuída ao mestre entalhador Valério de Souza Romeiro, foram aproveitados da primitiva capela e que o douramento é considerado trabalho do irmão Antônio da Costa.

A data de 1764, gravada na peanha da cruz do frontispício, refere-se provavelmente, ou à conclusão das obras, ou ao término apenas do corpo do edifício. Pelo que se depreende do relatório da visita pastoral de D. Frei José da Santíssima Trindade em 1822, a igreja já contava nessa ocasião com cinco altares, estando todos, porém, pobremente ornados. Já o relatório do Vigário da Província, José Ildefonso de Souza Ramos, datado de 1849, indica que naquele ano o coro e os púlpitos ainda estavam por fazer. No decorrer do século XIX, foram enviados à matriz pelo Governo Provincial, quantias destinadas a reparos e manutenção.

Em 1962, a igreja foi inventariada pelo IPHAN, com vistas ao seu tombamento. Trata-se de uma construção em pedra, com fachada enquadrada por duas colunas. Apresenta portada com bandeira de vidro e follhas almofadadas, encimada por cimalha, tendo, logo acima, detalhes ondulados também em cimalha e um nicho central trabalhado em pedra. À altura do coro, duas janelas rasgadas com ombreiras, cimalhas e sobrevergas. Possui cornija dividindo a fachada.

O frontão, em volutas, apresenta óculo redondo envidraçado logo acima da cornija. Encimando o óculo, volutas em relevo e concha em pedra trabalhada. O frontão é arrematado por cruz sobre pedestal. A igreja possui duas torres quadrangulares, com janelas sineiras, ladeadas por coruchéus e encimadas por pináculo. Internamente, possui piso em tábuas corridas, e nave separada do altar-mor por balaustrada de madeira preta.

Os altares laterais, possivelmente originários da igreja primitiva, apresentam arquivoltas encimadas por arquitrave com sanefas representando Nossa Senhora do Rosário e São Miguel, ambos ricamente trabalhados em talha barroca. O altar-mor é ladeado por nichos, sendo, porém, menos trabalhado. Possui interessante livro ilustrado de compromisso da Irmandade de Santo Antônio, datado de 1723.

Texto extraído de: IEPHA/MG. Superintendência de Documentação Histórica. Arquivo.

Contato
Profissional:
(31) 3553-1796
Profissional:
(31) 3553-1672
E-mail Profissional:
paroquianazare@yahoo.com.br
Site Principal:
https://pt-br.facebook.com/matriznazarecachoeiradocampomg/
Horário de funcionamento
Domingo: Fechado
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: Fechado
Quarta-feira: Fechado
Quinta-feira: Fechado
Sexta-feira: Fechado
Sábado: Fechado
Feriado: Fechado
Observações

Atualmente a Igreja se encontra em processo de restauração. 

Como chegar
Endereço: Pc Santo Antonio - Glaura, , Glaura - 35408000 - Ouro Preto - Minas Gerais
Fontes e referências

http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1383