Dicas

Fique atento(a) às recomendações da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e evite transtornos durante o seu passeio.

Ouro Preto é história viva. Cuide bem da cultura e da memória da cidade Patrimônio da Humanidade!

Devido ao fato de grande parte do calçamento da cidade ser feito em pedras e, por isso escorregadio, evite o uso de sapatos de salto e/ou desconfortáveis. Dê preferência aos tênis.

Evite peso extra. Há muitas ladeiras e escadarias na cidade, por isso, prefira mochilas e pastas menores e mais leves, carregue somente o essêncial. Em alguns atrativos será solicitado que bolsas, mochilas e equipamentos fotográficos sejam guardados na recepção.

Procure um Guia de Turismo devidamente credenciado pelo Ministério do Turismo (solicite a apresentação de crachá) e aproveite melhor seus passeios e roteiros pela cidade.

Alguns monumentos civis e religiosos cobram ingressos e a maioria deles permanece fechado às segundas-feiras. Verifique o horário de visitação com antecedência.

Utilize o Terminal Rodoviário para embarque e desembarque de grupos.

Ao passear de carro, dirija devagar. As ruas são estreitas.

Pousos de Helicópteros
Pousos de Helicópteros na cidade devem receber autorização prévia, veja onde é possível pousar:

Heliponto Morro da Forca
Reponsável: 3ª CIA do Corpo de Bombeiros
Endereço: Rua Conselheiro Quintiliano, 193, Centro, CEP:35400-000 Telefone: +55 (31) 3552-2718

Heliponto UFOP
Reponsável: Pró-reitoria de Administração / Coordenadoria de Segurança
Endereço: Campus Universitário Morro do Cruzeiro, s/n Telefone: +55 (31) 3559-1302 / 9362-0793

Heliponto Sesc - Estalagem
Reponsável: Sesc Ouro Preto
Endereço: Estrada dos Inconfidentes, s/n, Ouro Preto Telefone: +55 (31) 3559-5600/ 3559-5610

Fotos e Filmagens nos Museus
MuseuPolítica
Ecomuseu da Serra de Ouro PretoO Ecomuseu desenvolve um conceito diferenciado de museu: cultura, patrimônio e vivências comunitárias numa lógica de território que envolve os morros da Queimada, Santana, São João e São Sebastião. O percurso pode ser fotografado.
Museu AleijadinhoÉ necessário solicitar uma autorização, pois para captação de imagens é preciso um atendimento individual. Além disso, o Museu adota o sistema de Contrato de Uso de Imagens, onde, também, se analisa a contrapartida que será oferecida pelo solicitante. Sendo em valor pecuniário.
Museu Casa dos ContosPode fotografar, só é necessário assinar um termo na portaria do Museu. Somente a senzala não pode ser fotografada.
Museu Casa dos InconfidentesPode fotografar e filmar e não precisa de autorização.
Museu Casa Guignard - Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de CulturaO Museu permite fotografias, mas se for necessário tirar objetos de dentro da vitrine é necessário agendar.
Museu da InconfidênciaÉ necessário agendamento prévio.
Museu das ReduçõesÉ permitido fotografar e filmar, só é necessário pedir autorização na portaria.
Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e Basílica Nossa Senhora do PilarO Museu não permite fotos e filmagens no horário normal de visita, deve-se fazer um pedido formalizado que pode vir a ser atendido das 8h às 8:40, de terça a sexta-feira.
Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (UFOP)É necessário agendamento prévio e assinatura de termo de responsabilidade, e pode ser executado somente no período de 8 as 11h.
Museu de Farmácia da UFOPÉ permitido fotografar, deve-se agendar no período da manhã.
Museu do Chá Parque ItacolomiÉ permitido fotografar. Somente filmagens pra divulgação que é necessário solicitar uma autorização.
Museu do OratórioO Museu exige um pedido formalizado, pois precisa pedir autorização em Belo Horizonte. O pedido deve ser entregue com pelo menos 4 dias de antecedência.