Ópera Aleijadinho

29/04 até29/04 | Local:Adro da Igreja de São Francisco de Assis - Largo de Coimbra

O evento "Ópera Aleijadinho" é uma realização do Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado, Instituto Unimed-BH e Instituto Cultural Vale, com o apoio da Prefeitura de Ouro  Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A "Ópera Aleijadinho", de Ernani Aguiar, sobre libreto de André Cardoso, terá sua estreia no dia 29 de abril, em Ouro Preto, cidade onde viveu este grande escultor brasileiro do período colonial. Em um palco armado em frente à Igreja de São Francisco de Assis, e com projeções, o público poderá assistir ao drama do artista, que, entre sofrimentos físicos, a perda de amigos e o abandono do filho, criou obras maravilhosas.

No enredo, além do protagonista, estarão em cena personagens reais da história de Minas Gerais, como os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto e o compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Os corpos estáveis do Palácio das Artes (coro, orquestra e balé) terão a regência do maestro Silvio Viegas, que conta com o barítono Jonny França como Aleijadinho e a soprano Luanda Siqueira no papel de Joana. Depois da estreia em Ouro Preto, a ópera segue para uma temporada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com récitas entre os dias 14 e 20 de maio. Um evento imperdível!

Galeria