Apresentação ou “toque” da Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu

04/08 até04/08 | Local:Casa de Gonzaga - Ouro Preto

Foto por:Peterson Bruschi

Na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, às 17h, a Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu irá realizar uma apresentação ou “toque” na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Todos os ouro-pretanos e turistas estão convidados para participar!

A bandeira e a folia

A bandeira tem uma importância fundamental na Festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, que acontece sempre no mês de agosto, no distrito de São Bartolomeu. A saída da bandeira com os festeiros da Folia do Divino Espírito Santo marca o início da Festa e constitui um ritual que remonta às origens da Festa, no século XVIII. Nos meses que antecedem a celebração em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo, a Folia visita as casas da comunidade, povoados, distritos próximos a São Bartolomeu e outra cidades, para a arrecadação de donativos que são revertidos para custear a festa.

Os folieiros percorrem o trajeto tocando instrumentos musicais e cantando hinos em louvor ao Divino Espírito Santo e ainda anunciam sua chegada. Eles são recebidos por cada família local que lhes recebem e depositam sua doação para a celebração do Divino Espírito Santo.