Mesa-redonda Online -"Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória"

18/08 até18/08 | Local:Online

Foto por:Patrick de Araújo

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o Arquivo Municipal de Campinas promove a mesa-redonda "Patrimônio e arquivos: transversalidades e convergências no campo das políticas públicas de memória". A mesa ocorrerá de modo online, no canal EducArquivo, no dia 18 de agosto, das 15h às 17h (link para inscrições: https://www.even3.com.br/patrimonioearquivos/).

Com mediação de Josianne Cerasoli, Professora Doutora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, a mesa contará com a participação de arquivos de várias cidades do Brasil, com destaque para a participação da historiadora e funcionária do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto, Helenice Afonso de Oliveira, com o tema "Traçando linhas, percorrendo caminhos: A cidade e seu acervo - patrimônio humano e acervo documental".

O objetivo do Arquivo Municipal de Campinas é fazer um convite à reflexão sobre a relação entre patrimônio e arquivos e, especificamente, sobre a contribuição que a compreensão dessa relação pode oferecer ao trabalho dos arquivistas, principalmente o educativo e de difusão cultural.lém do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto,também participarão da mesa-redonda o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e a Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz:

• Magda Almada (Mestrado Profissional - Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz) "O som do patrimônio e seus arquivos"

• Vanessa Lima (Arquivo Histórico Municipal de São Paulo) "Educação e Patrimônio: os arquivos como lugares de criação"

Participe! Inscreva-se!