Oficinas Gratuitas no Museu Casa Guignard

07/10 | Local:Ouro Preto

O Museu Casa Guignard está oferecendo oficinas gratuitas. A Ação Educativa  é disponibilizada ao público (visitantes, rede escolar, comunidade de Ouro Preto e região) através de um cardápio de atividades, que inclui visita mediada ao circuito expositivo. Para participar é necessário fazer o agendamento através do link: linktr.ee/MuseuCasaGuignard

 

Cardápio de Atividades:

  • Oficina de observação da paisagem

Tema: releitura das paisagens de Guignard a partir da subjetividade do olhar.

Objetivo: estimular a observação sensível e crítica do meio ambiente através de exercícios de desenho, pintura e pesquisa sobre a história da paisagem observada e das manifestações culturais nela inscritas. A oficina tem como alvo alunos do Ensino Médio e Fundamental, mas pode ser feita por outros grupos.

 

  •  Oficina de retrato e autorretrato

Tema: releitura dos retratos de Alberto da Veiga Guignard a partir da apreciação do olhar sobre si mesmo, enquanto elemento de subjetividade e construção estética.

Objetivo: observação dos retratos e autorretratos na obra de Guignard, tendo como produção de retratos e autorretratos pelos participantes. A oficina tem como alvo alunos do ensino Fundamental I e Fundamental II, mas pode ser feita por outros grupos.

 

  • Oficina de cartões de amor e amizade

Tema: releitura da coleção de cartões produzidos por Guignard, enquanto elemento de expressão artística e afeto.

Objetivo: propiciar uma vivência artística a partir do contato do público com a coleção de Cartões de Guignard para Amalita, estabelecendo uma discussão sobre a noção de arte, as formas de comunicação dos sentimentos, a partir da confecção de cartões, envelopes e poesias.

 

  • Oficina Guignard e poesia

Tema: releitura de alguns poemas e textos dedicados ao artista Alberto da Veiga Guignard, que estão reunidos no livro de Dedicatórias do artista.

Objetivo: expandir os olhares e os sentidos perante as homenagens carinhosamente escritas por grandes amigos e admiradores do mestre Guignard, provocando a criatividade dos integrantes perante as inúmeras possibilidades de produções artísticas

Galeria