Festa da Jabuticaba

18/11 até20/11 | Local:Cachoeira do Campo

A 30ª. edição da tradicional Festa da Jabuticaba acontece, de 18 a 20 de novembro, no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo. A festa nasceu em 1992, marcando 30 anos de existência nesta trigésima edição. Com programação diversificada, a festa é promovida pelo Lions Clube do distrito, tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP) e pretende trazer para os turistas e moradores uma experiência única, consolidando as tradições da região com atrações para o público. Os organizadores pensaram em tudo cuidadosamente para que o evento seja uma experiência sensorial e afetiva.

Entre os objetivos da Festa da Jabuticaba estão: o fomento ao turismo e à gastronomia da região, promover a capacitação e o desenvolvimento dos produtores locais e consolidar a cultura da jabuticaba como patrimônio imaterial de Cachoeira do Campo. O festival conta com a articulação da população local para realizar um evento familiar num ambiente leve e seguro, com entretenimento de qualidade. Além de Cachoeira do Campo, a produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos e localidades de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Amarantina, Santo Antônio do Leite, Glaura e se estende na região de Acuruí e do Córrego do Bação.

As comemorações já se iniciaram no final de outubro com a realização de duas ações: as oficinas de capacitação e o Circuito Culinário da Jabuticaba. As oficinas foram voltadas à preparação de produtores locais para a produção artesanal e venda de derivados da fruta, como licores, geleias, compotas e molhos. O Circuito Culinário da Jabuticaba, que acontece até o dia 27 de novembro, é um festival gastronômico, que conta com a participação dos restaurantes de Ouro Preto e região, para que façam uso da jabuticaba na criação das suas receitas. Sobre as festividades, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, comentou sobre a participação da população e de que forma a jabuticaba influencia nos pratos da região. “É uma festa muito importante e tradicional na nossa região. A comunidade se apropriou da festa e trabalha para promover um encontro entre os produtores, turistas, moradores e os grandes chefes de cozinha. Hoje a fruta faz sucesso também fora da região com as receitas dos moradores de Cachoeira do Campo, atraindo pessoas de vários lugares para experimentarem esse sabor único que tem a jabuticaba”, disse a secretária.

Nos dias da festa, entre 18 e 20 de novembro, as atrações acontecerão na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, para evocar a produção familiar tradicional passada por gerações, trazendo os sentimentos de nostalgia e conforto proporcionados pelas memórias da população. Na programação, estão previstos pequenos palcos com bandas locais e estilos adequados à proposta de público; corporações musicais executando dobrados em cortejos em volta da Matriz; shows intimistas no Coreto; comida “de afeto” nas barracas da culinária local; cozinha show com chefs mineiros; chopp artesanal de Jabuticaba, produzido pelas cervejarias da região; espaço com oficinas de arte, educação e entretenimento das famílias.

Em breve será divulgada a programação detalhada com todas as atrações!

Local: Praça Felipe dos Santos, Centro, Cachoeira do Campo Ouro Preto, Minas Gerais (Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré)

Confira a programação completa nas imagens abaixo: