Encontro Vaga Música: Cecília Meireles em Ouro Preto

12/11 até13/11 | Local:Museu Casa dos Contos

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o Museu Casa dos Contos recebe o encontro Vaga Música. O evento pretende construir um espaço agregador de leitores(as), com o intuito de difundir a obra de Cecília Meireles e partilhar a experiência literária.

O encontro em Ouro Preto, pretende ocupar o espaço público com arte e fazer dele palco para ofertório de poesia. Esse é o mote que anima a incursão do Vaga Música pelas ruas da antiga Vila Rica. A cidade histórica foi escolhida para a celebração do aniversário de Cecília Meireles, por ser aquela sobre a qual a poeta versou: "tudo me fala, tudo me chama”, na primorosa escrita do Romanceiro da Inconfidência. O cenário de arquitetura barroca, inspiração de outrora, emoldurará leituras de agora, como simbologia de aproximação com a escuta ceciliana. Para esta, que será a primeira reunião presencial do Vaga Música, o grupo deseja uma ocupação literária do espaço urbano, unindo poesia e patrimônio.

A leitura da conferência de Cecília Meireles “Como escrevi o Romanceiro da Inconfidência”, que a autora proferiu na Casa dos Contos, no 1º Festival de Ouro Preto, em 20 de abril de 1955, será realizada na Sala Nobre do mesmo espaço, como forma de rememorar a visita da poeta e refletir sobre o seu relato de criação. A intervenção artística, por meio de sarau itinerante (a via-poética), dá a todos(as) o acesso à cultura histórico-literária pelo testemunho da experiência. No aniversário de 121 anos de Cecília, seremos o convite, os animadores e o próprio festejo.

Confira a programação na imagem abaixo:

Galeria