Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

06/01 19:00 até 13/01 00:00 | Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia

10° A Fé que Canta e Dança - ReinadoFoto por: Ane Souz

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é realizada em honra a Chico Rei no mês de janeiro. Como herança africana, a comemoração é movida pela fé e regada de alegria, música e dança, encantando as ruas de Ouro Preto.

A festa celebra a figura de Chico Rei que veio do Congo trazido como escravo para o Brasil. Em Ouro Preto, ele conseguiu comprar sua alforria e de outros conterrâneos, que o consideraram “rei”. A festa reúne cerca de 35 Guardas de Congado, Moçambique, Marujos, Caboclos, Catopés e Folias de várias regiões do Estado.

O evento tem suporte da Prefeitura, do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por intermédio do Fundo Estadual de Cultura.

Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia, Capela do Padre Faria, Casa de Cultura Negra de Ouro Preto e Teatro Municipal Casa da Ópera.

Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.