EXPOSIÇÃO ARTE E DESIGN COLETIVO ARTE DA TERRA

20/02 até21/02 | Local:Casa de Gonzaga

Foto por:Ane Souz

A exposição “Coletivo Arte da Terra” apresenta os resultados do Projeto de Capacitação e Aplicação de Design ao trabalho do Artesão, entre os dias 20 e 21 de fevereiro.

O projeto teve início em janeiro de 2021, com a identificação do potencial artístico e cultural dos artesãos que compõem o grupo com a aplicação o treinamento e capacitação como forma de desenvolver métricas de produção até a formalização.

Mesmo durante a pandemia, o projeto ocupou um importante papel social de inclusão e resgate de pessoas, o que contribuiu para a valorização e dignidade dos artesãos.

O evento também conta com a inauguração da escultura "A Banhista", do artista Alfredo Ceschiatti, obra, que ficará exposta no nicho acima da fonte (chafariz) na Casa de Gonzaga.

Coletivo Arte da Terra

O Grupo Arte da Terra surgiu há alguns anos no subdistrito de Maciel com a ajuda do atual Prefeito Ângelo Oswaldo nas questões de  logística. O grupo é formado por artesãos locais e conta com a participação de artistas de Ouro Preto e seus distritos como: Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Maciel e Rodrigo Silva.

Os artesãos se uniram a partir de 2009, quando o Prefeito Angelo Oswaldo os convidou para que tivessem um lugar fixo e central para a divulgação da arte. Desde então, o artesanato produzido pelo grupo é exposto na Casa Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto.