Semana Santa 2021

20/03 até 04/04 | Local: Ouro Preto

Foto por: Ane Souz

A Semana Santa de Ouro Preto fará homenagem silenciosa nas igrejas em que ocorrem as festividades religiosas.

As celebrações das missas serão feitas de forma interna, somente com os representantes da igreja e com transmissão on-line ao vivo, pelas redes sociais nas diversas mídias locais.

As paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar da cidade de Ouro Preto, juntamente com a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, que há mais de três séculos, vem promovendo a Semana Santa com todo esplendor e piedade, convida a todo o povo de Deus a celebrar o Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fato primordial de nossa fé e centro de toda liturgia da Igreja.

Além dos tapetes de serragem que serão expostos nas entradas dos atrativos, para celebrar a Páscoa, no dia 4 de abril, serão colocados elementos como: cruz, coroa de espinhos, cravos e tecidos que representam a paixão de Cristo.

Programação: 

Setenário das Dores de Nossa Senhora

DE 20 A 26 DE MARÇO

19h- Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Em seguida, solene e piedoso exercício de meditação das Dores da Gloriosa e Bem- Aventurada Sempre Virgem Maria.  - Participação dos grupos de canto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição E do Coral e Orquestra São Pio X.

Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Dias: 12/02; 19/02; 26/02; 05/03; 12/03; 19/03; 26/03.

19h– Celebração do solene e piedoso Setenário das Dores de Nossa Senhora, com meditações e antífonas alusivas a cada dor.  - Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha.

 

DIA 27 de março  - Sábado dos Passos

07h– Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h– Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.

19h– Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis, onde também será proferido pelo Exmo. Revmo. Pe. Rosemar Marcos Condé o sermão do pretório diante da Imagem do Senhor dos Passos. Ao final, será executado o canto do “Popule Meus”. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e Jornal Voz Ativa. Participação do Coral e Orquestra São Pio X.

20h30– No Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, será realizado pela Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores, o concerto online “Ao Som da Semana Santa”.

 

Dia 28 de março  - Domingo de Ramos e da Paixão

7h– Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

8h30– Bênção dos Ramos, no adro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, e Celebração Solene da Santa Missa. Cerimônia transmitida pelo Jornal Voz Ativa. Participação do Coral e Orquestra São Pio X.

8h30– Bênção dos Ramos, no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e Celebração da Santa Missa. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e TV Top Cultura. Participação do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto.

10h– Santa Missa na Igreja de São Francisco de Paula.

10h– Santa Missa na Capela de São Sebastião.

16h– Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

19h– Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Participação do Coral Santana.

 

Dia 28 de março  - Encontro de Maria Santíssima Com seu Amado Filho

18h– Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis.

19h– No interior da Igreja de São Francisco de Assis, comovente encontro das duas piedosas e tradicionais imagens, relembrando um dos momentos mais marcantes do drama da redenção da humanidade. Ocupará o púlpito o Exmo. Revmo. Pe. Adilson Umbelino Couto, D.D. Pároco e Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.  - Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e Jornal Voz Ativa.

Participação do Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira.

 

Dia 29 de março - Segunda–feira Santa

07h– Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e oração das Laudes.

17h30 – Via Sacra penitencial na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h– Santa Missa na Capela de São Sebastião.

19h – Santa Missa e Via Sacra na Igreja de São Francisco de Assis.

 

Dia 30 de março - Terça feira Santa  - Solenidade de Nossa Senhora

07h– Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Oração das Laudes.

17h30 – Via Sacra penitencial na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis, onde o Exmo. Revmo. Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, D.D. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, irá proferir o tocante Sermão da Soledade da Virgem Maria. Cerimônia transmitida pelo Jornal Voz Ativa.

Participação do Coro Dom Oscar de Oliveira.

 

Dia 31 de março - Quarta–feira Santa

07h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Oração das Laudes.

17h30 – Via Sacra penitencial na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19h – Santa Missa na Igreja de São Francisco de Paula. “Como se nota, o “Ofício de Trevas”, longe de ser uma celebração mórbida ou uma exaltação do luto e da tristeza, tem seu ápice na proclamação da Ressurreição de Jesus, quando reacendem as lâmpadas da igreja, simbolizando que Cristo, vencedor da morte, sofreu muito por amor a nós, mas derrotou as trevas que cobriam o mundo, de sorte que, com Ele, passamos da morte à vida (Cf. Rm 6, 4s).” 19h– Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis, em seguida, solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, que será transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e Jornal Voz Ativa. Participação do Coral São Pio X.

 

Dia 01 de abril - Quinta–feira Santa

17h – Missa Solene Cantada na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com a Meditação sobre a Eucaristia, o Sacerdócio ministerial católico e o preceito do Mandamento do Amor. A seguir, transladação do Santíssimo para a Capela do Bom Fim e Agonia, onde haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia noite. Desnudação dos altares. Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha.

18h – Missa Solene “In Coena Domini” - da Ceia do Senhor na Igreja de São Francisco de Assis. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde permanece até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.

20h – Na Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Monsenhor Celso Murilo Souza Reis, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando assim também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto, TV Top Cultura e Jornal Voz Ativa. Participação do Coral e Orquestra São Pio X

 

Dia 02 de abril - Sexta–feira Santa

07h – Via Sacra Penitencial na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

09h – Na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido o Sermão das Sete Palavras pelo Exmo. Revmo. Pe. Edmar José da Silva, D.D. Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e Jornal Voz Ativa. Participação do Coral e Orquestra São Pio X.

15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, solene Ação Litúrgica, adoração do Cristo na cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia. Participação do Coral São Pio X.

15h – Ação Litúrgica na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Participação do Coral Santana.

15h – Ação Litúrgica na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Participação do Coro Dom Oscar de Oliveira.

15h – Ação Litúrgica na Igreja de São Francisco de Paula. Participação do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto.

15h – Ação Litúrgica na Capela de São Sebastião. 15h– Ação Litúrgica na Capela de Nossa Senhora Aparecida.

20h – Descendimento da Cruz na Igreja de São Francisco de Assis. Ocupará o púlpito e proferirá o Sermão, o Exmo. Revmo. Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, D.D. Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana e Pároco de São Gonçalo do Amarante em Catas Altas da Noruega. Após o Sermão, realizar– se– à no interior da igreja, com espírito de recolhimento e contrição, pequeno cortejo do enterro do Senhor. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e TV Top Cultura. Participação do Coral e Orquestra São Pio X E Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores.

 

Dia 03 de abril - Sábado Santo

18h – Solene Vigília Pascal na Capela de São Sebastião.

20h – Solene Vigília Pascal na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Participação do Coral Santana. 20h– Solene Vigília Pascal na Igreja de São Francisco de Paula. Participação do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto. 20h– Na Igreja de São Francisco de Assis, soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Cerimônia transmitida pelo Jornal Voz Ativa e TV Top Cultura. Participação do Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira.

 

Dia 04 de abril - Domingo da Páscoa Triunfal Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo 

07h – Santa Missa Festiva na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

08h30 – Santa Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Cerimônia transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto e TV Top Cultura. Participação do Coral e Orquestra São Pio X.

08h30 – Santa Missa Festiva na Capela de Nossa Senhora Aparecida.

10h – Santa Missa Festiva na Igreja de Nossa Senhora das Dores. 10h– Santa Missa Festiva na Igreja de São Francisco de Paula.

16h – Santa Missa Festiva na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Participação do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto.

17h – Santa Missa Festiva na Capela de São Sebastião.

18h – Santa Missa Solene na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum com Bênção do Santíssimo Sacramento. Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha.

19h – Santa Missa Solene na Igreja de São Francisco de Assis, coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum com Bênção do Santíssimo Sacramento. Cerimônia transmitida pelo Jornal Voz Ativa. Participação do Coral e Orquestra São Pio X

 

Horários de confissões

Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar

De Segunda a quarta– feira e Sábado Santo: 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Na quinta e Sexta– feira Santa: de 08h às 12h.

No Espaço Celebrativo (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)

De Segunda a quarta– feira e Sábado Santo: 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. Na quinta e Sexta– feira Santa: de 08h às 12h.

Parte musical Coral e Orquestra São Pio X Coral Francisco Gomes da Rocha Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira Coral Santana Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto Grupos de Canto das Paróquias da Conceição e do Pilar Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores

Galeria