Festa da Primavera do distrito de Santo Antônio do Leite on-line e antecipada

10/05 até15/05 | Local:Distrito de Santo Antônio do Leite

A Festa da Primavera teve início no final da década de 80 por um grupo de moradores artesãos de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto – MG.

O projeto, desde o seu surgimento, tem como principais objetivos desenvolver a cultura local, possibilitar o acesso da comunidade a diferentes áreas artísticas culturais, e principalmente propor ações ambientais de conscientização, preservação e recuperação de áreas desmatadas.

As primeiras edições visaram, principalmente, o reflorestamento do bairro Chapada, que antes possuía apenas pastos e loteamentos mal planejados, e que graças a inciativas comunitárias como trocas de mudas, plantios nos quintais das casas e praças, hoje o bairro é arborizado e de clima fresco.

Ao longo dos anos, a Festa manteve seus objetivos e realizou ações de reflorestamento das nascentes e áreas urbanizadas do distrito; promoveu a instalação de lixeiras personalizadas nas ruas; deu início a projetos de tratamento de esgotos que deságuam no Córrego da Prata, afluente do Rio das Velhas, em parceria com o projeto Manuelzão; além da realização de palestras e oficinas de conscientização e capacitação ambiental.

Em sua programação cultural, contou com grandes nomes do circo e do teatro, como o Grupo Galpão, Trampulim, Giramundo e Berimbrown. E bandas e artistas musicais reconhecidos, como o Frito na Hora, Tambor Mineiro, Projeto Saravá, Sérgio Pererê, bloco Pena de Pavão de Krishna, entre outros. A festa também sempre agrega artistas da região e do estado, incentivando e valorizando a arte local e mineira.

O projeto é realizado, produzido e organizado por moradores e amigos voluntários, com o apoio de instituições e empresas locais e da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, cientes da sua responsabilidade por melhoria da qualidade de vida, através do convívio e do respeito ao próximo e à natureza.

Edição especial da Festa da Primavera, de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto), será realizada entre os dias 10 e 16 de maio no ambiente on-line. Com shows, videoaulas sobre a produção de joias artesanais, doces e de plantio, são algumas das atrações.

A tradicional Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, vai rolar entre os dias 10 e 16 de maio no ambiente on-line. Isso mesmo. O evento foi antecipado para atender as exigências da Lei Aldir Blanc. A festa foi criada na década de 1980. Já se apresentaram por lá grandes grupos como Galpão e Giramundo. O evento sempre foi realizado pela própria comunidade que, desta vez, conseguiu aporte da lei emergencial Aldir Blanc para preservar a tradição da festa. Assim, o evento foi antecipado.