310 ANOS DE OURO PRETO

05/07 até15/07 | Local:Ouro Preto

Foto por:Peterson Bruschi

Ouro Preto: feita por pessoas monumentais!

Em celebração aos 310 anos de Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Turismo apresenta a nossa principal riqueza: as pessoas.
A cada dia, durante o período de um mês, moradores fotografados em ensaio exclusivo terão suas fotos apresentadas em campanha de homenagem ao aniversário da cidade, divulgada nos canais de comunicação da Secretaria de Turismo e da Prefeitura de Ouro Preto.

Um trabalho sensível, respeitoso e atento à gente ouro-pretana, que torna essa cidade um lugar plural, diverso, abundante e único.
Na foto, talentoso Mirim @s.mirim essa pessoa que retrata nossas belezas e monumentos!
Pessoas monumentais!

Participe, comemore e celebre!
310 anos de história!

* Os ensaios fotográficos foram produzidos pelo fotógrafo @petersonbruschi_ respeitando-se todas as normas e protocolos sanitários exigidos pelo Programa Minas Consciente, relativamente à prevenção e combate à Covid-19.

PROGRAMAÇÃO - 310 ANOS DE OURO PRETO

15h

Atividade: Premiação do Primeiro Concurso de Fotografias “Meio Ambiente em Foco”

Local: Horto dos Contos (Fonte)

De 07 a 24/07

10h

Atividade: Entrega à Paróquia e Irmandade de Santa Efigênia da restauração da Cruz do Frontispício da Igreja.

Local: Adro da Matriz de Santa Efigênia

Inverno Literário

Atividade: Live de lançamento do livro "De primeiro, na Rua Nova", da autora Maria Mercês de Paiva.

Acompanhe a programação completa nas redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto

@prefeituraouropreto

10h

Atividade: Missa Solene em Ação de Graças

Local: Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Coordenação Dom Francisco Barroso (Bispo Emérito da Diocese de Oliveira) e Pároco Padre Adilson, (Matriz Nossa Senhora do Pilar)

*Devido à pandemia da COVID-19, a celebração será para número limitado de convidados com transmissão online pelas redes sociais.

Atividade: Abertura de quatro exposições na Casa de Gonzaga

Local: Casa de Gonzaga

- Forma e Alma: exposições de esculturas de Alfredo Ceschiatti
- Fios: Falas e Tramas: instalação artística de Mariah Sonella
- Bambu trends: instalação artística de Márcia Litchfield
- Na Casa dos Contos: Atelier Dois Capelistas com arte feita a quatro mãos.

As obras ficarão expostas de 8 de julho até 8 de setembro. Entrada gratuita e com controle de acesso de acordo com os protocolos sanitários do Minas Consciente.

12h

Atividade: Sinerata – Toque dos Sinos da Igrejas de Ouro Preto.

Homenagem à Cidade e aos profissionais da saúde.

15h

Atividade: Entrega do Passo da Coroação de Espinhos, restaurado e qualificado, com o acompanhamento da Paróquia, Prefeitura e Iphan.

Local: Rua São José, no Centro de Ouro Preto.

16h

Atividade: Abertura da Mostra Fotográfica “Espelho da Memória" e Coletiva de imprensa

Local: Alteamento da Praça Tiradentes

Patrocínio Hindalco Brasil | Apoio: Câmara Municipal de Ouro Preto e Ouro Preto Luz

Visitação de 08 de julho à 18 de julho.

Performance do artista plástico Carlos Bracher e apresentação da Orquestra do Pilar, da Escola de Música do Padre Simões, no Teatro Municipal Casa da Ópera.

11h

Atividade: Entrega de acervos restaurados pela Faop a Cachoeira do Campo, Amarantina, Itabirito e Senador Firmino.

Local: Auditório Vinícius de Moraes, Casa de Bernardo Guimarães, FAOP (Alto das Cabeças)

14h

Atividade: Apresentação do Zé Pereira do Club dos Lacaios

Local: Anfiteatro do Horto dos Contos

*Devido à pandemia da COVID-19, a participação será limitada.

20h

Atividade: estreia do documentário "Coral Cidade dos Profetas e a Música Colonial Mineira"

Local: Lançamento simultâneo pelo canal do Youtube da Prefeitura de Ouro Preto e do Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, com projeção nas fachadas das capelas dos Passos, onde está a obra-prima de Aleijadinho. Na sequência, a produção ficará disponível no canal do Youtube CoralCidadedosProfetasOficial.

17h

Atividade: Webnário
Preservação Fotográfica: diálogos possíveis com as paisagens
Victor Gory (mediador)
Alexandre Martins (fotógrafo)
Leandro Melo (conservador/restaurador de fotografias)
Lucas Godoy (produtor do evento Fotógrafos em OP)

Transmissão: http://www.youtube.com/ufopcultura
Realização: Prefeitura de Ouro Preto e UFOP

Projeto De Conversa em Conversa - 2ª temporada

- 15 Julho - Evandro Mesquita

- 22 Julho - Wagner Tiso

- 28 Julho - Francis Hime

- 29 Julho -  Zezé Motta

Apresentações pelo canal do Youtube da Prefeitura.