Ouro Preto se prepara para mais uma tradicional Semana Santa

Os ritos da maior celebração da fé católica da cidade acontecem de 5 a 12 de abril

Por Greiza Tavares | 13/03 às 10h:57
Semana Santa em Ouro PretoFoto por: Ane Souz

Os ouro-pretanos estão se preparando para a Semana Santa, a maior celebração tradicional da fé  dos católicos em Ouro Preto. São ritos que fazem parte da cultura local desde o século XVIII. Os quarenta dias que antecedem esta sacra semana fazem parte do período da Quaresma, iniciado na quarta-feira de cinzas. É um tempo de oração e conversão, preparando os devotos para a Semana Santa e, consequentemente, para a Páscoa, que, neste ano, será celebrada no dia 12 de abril. 

Na cidade histórica, essa solenidade foi passada de geração em geração e conta com algumas peculiaridades. A organização dos ritos é dividida entre duas paróquias: a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (do bairro Antônio Dias) e a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar (do bairro Pilar), ou seja, a cada ano uma delas é a responsável pelos ritos principais. Neste ano de 2020, a organização ficou a cargo da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Esse revezamento acarreta em algumas mudanças, principalmente com relação aos trajetos das procissões, mas os ritos são os mesmos.

Outro destaque são as figuras bíblicas, representadas pelos moradores da cidade, que seguem nas procissões. Cada pessoa simboliza um personagem marcante nas escrituras da Bíblia, sobretudo na trajetória de Jesus. Os tapetes de serragem são outra característica marcante na Semana Santa de Ouro Preto. Na madrugada do Sábado de Aleluia para o Domingo de Páscoa, a comunidade e os turistas são convidados a participar da confecção dos tapetes devocionais, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa. A Prefeitura de Ouro Preto distribui a serragem colorida ao longo do percurso, que, neste ano, sai da igreja de Nossa Senhora do Pilar em direção à Igreja de São Francisco de Assis. 

Muitas celebrações marcam este período em Ouro Preto encantando fiéis, moradores e turistas. Alguns ritos antecedem a Semana Santa, como o Setenário das Dores de Nossa Senhora. São sete dias de celebração, nos quais os fiéis fazem uma profunda meditação sobre o sofrimento da Virgem Maria durante a vida de Jesus, sobretudo no caminho do calvário e na sua crucificação. Essa devoção chegou a Minas Gerais através dos Servos de Maria, cuja Ordem Terceira se instalou em Ouro Preto na segunda metade do século XVIII.

Um importante resgate na tradição da Semana Santa em Ouro Preto é a Procissão do Fogaréu, que foi novamente incluída nos ritos em 2019, após cerca de um século sem ser realizada na cidade. Na Quinta-feira Santa, após a Cerimônia do Lava-pés, os fiéis sairão da igreja de Nossa Senhora do Carmo, em cortejo até a Igreja de São Francisco de Assis, onde tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus Flagelado, simbolizando sua prisão no Horto das Oliveiras. O cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a igreja de Nossa Senhora das Dores.

Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, comenta a importância da Semana Santa, não apenas do ponto de vista cultural e religioso, mas também turístico para a cidade. “Culturalmente e religiosamente, a Semana Santa tem um significado único para o ouro-pretano e para o turista, pois é o momento de maior demonstração de fé dos moradores, que, em sua grande maioria, são católicos. É também um dos nossos principais eventos em termos de fluxo turístico. A ocupação da rede hoteleira talvez seja a maior nesse período, porque se aproxima a quase cem por cento, como aconteceu nos dois últimos anos. A cidade vai estar toda preparada para receber os vários turistas que aqui estarão e é um trabalho conjunto com a arquidiocese, que organiza o evento, mas a Prefeitura dá todo o suporte necessário para que tudo se realize da melhor forma, principalmente no fornecimento da serragem para os tapetes devocionais. É uma das celebrações mais bonitas que temos na cidade, com uma cenografia e uma emoção muito fortes. Então esperamos uma Semana Santa bonita, muito cheia em Ouro Preto, com muito respeito e devoção dos ouro-pretanos e dos turistas que virão nos visitar”, declarou o secretário.

 

Confira a programação completa das Solenidades da Semana Santa Ouro Preto 2020.

 

SOLENIDADES DA SEMANA SANTA OURO PRETO 2020

PARÓQUIAS DE NOSSA SENHORA DO PILAR E DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - ARQUIDIOCESE DE MARIANA

 

DURANTE A QUARESMA:

* SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA

- Setenário das Dores na Paróquia Nossa Senhora do Pilar - de 21 de fevereiro a 3 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, às sextas-feiras, às 19h30.

- Setenário das Dores na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias - de 28 de março até 3 de abril, na igreja das Dores

- Vias-sacras na Paróquia do Pilar todas quartas e sextas-feiras do mês fevereiro e março, às 18h30, na igreja do Pilar

- Celebrações semanais da Via-Sacra, Matinas, Retiros espirituais e liturgias penitenciais.

- Nesse período, visita domiciliar sacerdotal a pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental em Confissão e Unção dos Enfermos.

- Dia 29 de março (domingo): encontro de espiritualidade para as lideranças que vão ajudar nas atividades da Semana Santa.

 


PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA-FEIRA DAS DORES - DIA 03 DE ABRIL

18h30 – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

19h30 – SETENÁRIO DAS DORES DE MARIA e Procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA (Mercês de cima). À chegada, Canto do “Inflamatus”.

 

SÁBADO DOS PASSOS - DIA 04 DE ABRIL

7h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

10h – Missa Solene, na IGREJA DE SÃO PEDRO, em Mariana, com Bênção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais.

15h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

18h – Missa no LAR SÃO VICENTE DE PAULO.

19h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com meditação sobre o “Julgamento de Jesus” e Procissão do Depósito da Imagem do Senhor dos Passos para a IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. À chegada, Canto do “Popule Meus”.

 

 CONFISSÕES DE SEGUNDA A QUARTA FEIRA SANTA:

- Na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e no ESPAÇO CELEBRATIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - 9h às 11h30; 14h30 às 17h30 e durante as Celebrações.

 

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

DIA 05 DE ABRIL

Dia Nacional da Coleta Solidária – CF/2020

 

8h – Bênção de Ramos na IGREJA DE SÃO JOSÉ e Procissão festiva para a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Missa Solene Cantada, com especial participação da juventude.

10h – Bênção de Ramos e Missa festiva na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA.

Procissão do Encontro

16h - Missa na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS e Procissão com a Imagem do Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.

16h - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA (Mercês de cima) e Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.

18h – Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima. Sermão alusivo, na PRAÇA TIRADENTES, e Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, percorrendo os Passos da Paixão do Senhor, até a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Sermão do Calvário.

18h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

 

SEGUNDA FEIRA SANTA - DIA 06 DE ABRIL

6h – Via Sacra na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

7h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com o Ofício das Laudes.

13h30 – Missa no Presídio Municipal de Ouro Preto.

17h - Confissões na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

19h - Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO e Via Sacra pelas ruas da comunidade.

19h – Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO e “Visita aos Passos da Paixão do Senhor”, com cânticos e responsórios alusivos.

19h - Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO e Via Sacra Solene para o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Participação especial da juventude: crismandos, universitários, jovens das escolas estaduais e federais, dos grupos juvenis do EJC, JEFIC e Grupo de Oração.

 

TERÇA-FEIRA SANTA - DIA 07 DE ABRIL

7h - Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com Ofício das Laudes.

15h – Via Sacra e Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

19h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Procissão da Soledade da Virgem Dolorosa para a IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, percorrendo os Passos da Paixão do Senhor. À chegada, Canto do “Inflamatus”.

 

QUARTA-FEIRA SANTA - DIA 08 DE ABRIL

6h – Via Sacra e Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, com o Ofício das Laudes.

15h - Missa na CAPELA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO, com Celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos.

19h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

19h – Missa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Solene Ofício de Trevas.

 

SOLENE TRÍDUO PASCAL

 

QUINTA-FEIRA SANTA - DIA 09 DE ABRIL

Celebração da Instituição da Eucaristia,

do Mandamento Novo e do Sacerdócio Ministerial

16h - Missas festivas na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, CAPELA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO e CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

17h - Missa Solene “In Coena Domini” - da Ceia do Senhor, com o Sermão da Eucaristia, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Cerimônia da Desnudação dos Altares e Trasladação do Santíssimo Sacramento para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA. A seguir, Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 24h (meia noite).

20h30 – Sermão do “Mandatum” e Cerimônia do Lava-Pés, no LARGO DO ROSÁRIO.

23h – Procissão do Fogaréu - Concentração em frente à IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, de onde os fiéis sairão em cortejo penitencial até a Igreja de São Francisco de Assis. Lá tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus Flagelado, simbolizando sua prisão no Horto das Oliveiras. O cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a igreja de Nossa Senhora das Dores.

Confissões na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

 8h às 11h30 e 14h30 às 16h.

 

SEXTA-FEIRA SANTA - DIA 10 DE ABRIL

Celebração da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Dia de Jejum, abstinência, silêncio e oração

6h – Caminhada Penitencial e celebração da Via Sacra, com quadros vivos, saindo da CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO para a PRAÇA DO CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES DA UFOP.

9h – “Sermão das Sete últimas Palavras do Divino Redentor na Cruz”, na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas IGREJAS DE NOSSA SENHORA DO CARMO, de SÃO FRANCISCO DE PAULA e na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

19h30 – Apresentação do figurado bíblico e Cerimônia do Descendimento da Cruz, no LARGO DO ROSÁRIO. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

 

Confissões: 8h às 11h30, na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

 

SÁBADO SANTO - DIA 11 DE ABRIL

Celebração da Vigília Pascal

7h30 – Ofício Solene das Matinas do Sábado Santo, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e visita piedosa ao Senhor Morto.

19h – Apresentação Musical das “Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn, pela Academia Orquestra Ouro Preto, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

19h – Solene Vigília Pascal na IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA e na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

21h – Solene Vigília Pascal na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

 

Confissões: 7h30 às 11h30, na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR.

 

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – DIA 12 DE ABRIL

Celebração da Páscoa

Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

7h - Missa festiva na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR e Procissão da Ressurreição, conduzindo o Santíssimo Sacramento até a IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. À chegada, Bênção solene do Santíssimo Sacramento e celebração de Missa festiva.

9h30 – Missa no LAR SÃO VICENTE DE PAULO.

16h – Missa na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

17h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.

19h - Missa Solene na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo e Canto Solene do “Te Deum”.

 

15h – Confraternização Pascal com as crianças, no Largo da CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA.

 

 

TRAJETO DAS PROCISSÕES

 

Dia 03 de Abril - SEXTA-FEIRA DAS DORES

20h – Procissão: Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar, Praça Mons. Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde Bobadela (Direita), Praça Tiradentes (Lado do Ponto de Taxi), Rua Padre Rolim e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Bom Jesus da Misericórdia (Mercês de Cima).

 

Dia 04 de Abril - SÁBADO DOS PASSOS

20h – Procissão: Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar, Praça Américo Lopes, Rua do Pilar, Rua Paraná, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel (Do Ouvidor), Largo do Coimbra e Igreja de São Francisco de Assis.

 

Dia 05 de Abril - DOMINGO DE RAMOS/ ENCONTRO

8h - Procissão de Ramos – Igreja São José, Rua Teixeira Amaral, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Rua Conselheiro Santana, Praça Mons. Castilho Barbosa e Igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

17h – Procissão - Igreja Nossa Senhora das Mercês e Bom Jesus da Misericórdia (Mercês de Cima), Rua Padre Rolim, Praça Tiradentes (Lado do Ponto de Taxi.).

17h – Procissão –Igreja São Francisco de Assis, Rua São Francisco de Assis, Rua Cláudio Manoel (Do Ouvidor) e Praça Tiradentes (Junto ao monumento a Tiradentes).

Observação: Trânsito e estacionamento serão impedidos no trajeto das procissões e Praça Tiradentes.

18h - Encontro na Praça Tiradentes - Procissão - Praça Tiradentes, Rua Conde Bobadela (Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Rua Conselheiro Santana, Praça Monsenhor Castilho Barbosa e Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar.

 

Dia 06 de Abril - SEGUNDA-FEIRA SANTA

20h - Via Sacra - Procissão - Igreja Nossa Senhora do Rosário, Largo do Rosário, Rua Bernardo Guimarães, Rua Alvarenga e Colégio Arquidiocesano.

 

Dia 07 de Abril - TERÇA-FEIRA SANTA

19h30 - Via Sacra Solene - Procissão - Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar, Praça Mons. Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel, Rua São Francisco de Assis e Igreja São Francisco de Assis.

 

Dia 09 de Abril - QUINTA-FEIRA SANTA

18h - Procissão - Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar, Praça Mons. Castilho Barbosa e Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia.

20h – Cerimônia do Lava Pés – Igreja Nossa Senhora do Rosário (Largo do Rosário)

23h – Procissão do Fogaréu – Concentração em frente à escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. O cortejo seguira pelas ruas Brigadeiro Musqueira, Praça Tirantes, Cláudio Manoel e Largo do Coimbra até a Igreja de São Francisco de Assis. Depois para a Capela de Nossa Senhora das Dores passando pelas ruas São Francisco, Bernardo de Vasconcelos, Praça Antônio Dias, Largo Marília de Dirceu, Santa Efigênia, Barão do Ouro Branco, Tenente Pereira Filho.

 

Dia 10 de Abril - SEXTA-FEIRA SANTA

6h - Via Sacra - Procissão - Capela de São Cristóvão, Rua José de Araújo Dias, Rua Professor Brito Machado, Rua Padre Rolim, Rua Tomé Vasconcelos, Rua Tomé Afonso, Rua Professora Zizinha Cruz, Largo do Rosário, Rua José C. de Carvalho, Rua Benedito Valadares, Rua João Fortes, Praça Mons. Castilho Barbosa, Praça Américo Lopes, Rua Diogo Vasconcelos e Praça do Estacionamento Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

20h - Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro - Procissão – Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel (Do Ouvidor), Largo do Coimbra e Igreja de São Francisco de Assis.

 

Dia 12 de Abril - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

8h30 - Procissão – Igreja Basílica Nossa Senhora do Pilar, Praça Mons. Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca (Ponte Seca), Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel, Rua Bernardo Vasconcelos, Praça Antônio Dias e Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Observação: Trânsito e estacionamento serão impedidos, na noite de Sábado (11/Abril) a partir de 20 horas para a confecção dos tapetes.

15h – ÁREA DE LAZER/Confraternização Pascal com as Crianças – Rua Antônio de Albuquerque/Largo do Senhor Bom Fim

Observação: Trânsito e estacionamento serão impedidos a partir de 14h30 na Rua Antônio de Albuquerque e ruas de acesso.