Celebrações do Corpus Christi em Ouro Preto têm transmissões pelas redes sociais

Por Patrícia Souza | 10/06 às 05h:01
Foto por: Ane Souz | PMOP

O Corpus Christi celebra a presença de Jesus no pão e no vinho consagrados, Seu Corpo e Sangue. A Solenidade é uma demonstração pública da fé católica na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, que foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264. Em Ouro Preto, as celebrações são realizadas nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Pilar e de Cristo Rei, juntamente com a irmandade do Santíssimo Sacramento.

De acordo com as medidas da Organização Mundial de Saúde - OMS e da Arquidiocese de Mariana, para manter o isolamento social e evitar a propagação da Covid-19, as celebrações poderão ser acompanhadas via plataformas digitais.

O Pároco da Basílica do Pilar, padre Marcelo Santiago, faz um convite à população para participar ao Corpus Christi, festividade que ocorre depois da Solenidade da Santíssima Trindade, tradicionalmente, com missas e procissões. “Convido a população a rezar neste dia santo de guarda, a partir de suas casas, pois Deus ouve as nossas orações para que nós tenhamos força e perseverança no bem e discernimento em relação aos passos a serem dados diante da nossa vida, da nossa missão, sobretudo nestes tempos confusos e difíceis que estamos enfrentando, esse flagelo dessa pandemia que assola o mundo e também para que tenhamos sempre a alegria de servir a eucaristia, esta que faz dois movimentos: o movimento de estar com Deus e o movimento de em nome de Deus nos colocarmos a serviço da vida e da esperança em favor de nossos irmãos e irmãs”, enfatiza Padre Marcelo.

As Solenidades serão realizadas internamente nas igrejas matrizes das paróquias, sem a presença dos fiéis. Estes poderão acompanhar as missas por meio das redes sociais, conforme a programação abaixo:

 

PROGRAMAÇÃO: 

Paróquia Nossa Senhora do Pilar

8 a 10 de junho (segunda a quarta-feira) - Tríduo Festivo Preparatório 
7h30 – Exposição, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.
7h45 – Missa festiva, com meditações alusivas ao Sacramento da Eucaristia.

11 de junho
7h30 – Missa festiva, Procissão dentro da Basílica do Pilar e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Transmissão:
Facebook: Celebrações Paróquia do Pilar - Ouro Preto

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

11 de junho
16h - Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento
16h30 - Missa Solene

Transmissões:
Facebook: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Ouro Preto/MG
Youtube: Paróquia Conceição OP

Paróquia de Cristo Rei

Dias 10,11 e 12 de junho às 19 horas - Tríduo Eucarístico

Transmissões:
Facebook: Paróquia Cristo Rei em Ouro Preto
Youtube: Paróquia Cristo Rei Ouro Preto

 

Durante o feriado de Corpus Christi, de quinta a domingo, haverá barreira sanitária com a blitz educativa na entrada da cidade, próximo ao guichê da Associação de Guias de Ouro Preto, na Rua Padre Rolim, com a equipe da saúde, enfermeiros, fiscalização de posturas e guarda municipal.

A Prefeitura de Ouro Preto tem intensificado as ações de orientação e prevenção contra o coronavírus. Dentre as ações está a estruturação e implantação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município, para fazer o controle de quem entra na cidade, aferindo a pressão e medindo a temperatura para encaminhamento ao Hospital de Campanha, caso haja sinal de infecção. Será feita também uma ação educativa com orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, a importância da lavagem das mãos e do distanciamento social.