Conheça São Bartolomeu!

Por GreizaTavares |07/10 às04h:34

Conheça São Bartolomeu!
 
Para aqueles que ainda não conhecem, São Bartolomeu é um pequeno e bucólico distrito de Ouro Preto, lembrando uma pequena vila, localizado a cerca de 18 km da sede. Em razão de todos os atrativos que o distrito reúne, atualmente está concorrendo ao Selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, pela OMT (Organização Mundial do Turismo), aguardando o julgamento internacional.
São Bartolomeu é muito conhecido como a terra dos doces artesanais. Essa tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Entre os produtos, o mais famoso é a goiabada cascão.
 
Outro traço importante é a religiosidade de seu povo, que tem o santo que dá nome ao local como padroeiro: São Bartolomeu, celebrado em agosto, juntamente com a Festa do Divino Espírito Santo.
O distrito ainda possui um belo casario setecentista, sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções.
As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que o distrito fica às margens do Rio das Velhas e é cercado pelo Parque Estadual do Uaimii, o que possibilita os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.
 
Vale muito a pena conhecer esse belo “distrito-vila”! Ressaltando que essa característica de vila é o que mais encanta quem visita o lugar, portanto antes de turistar por São Bartolomeu é importante fazer reserva nas pousadas e restaurantes locais com antecedência e também se atentar para os lugares abertos à visitação.
 
Outra dica é optar por visitar o distrito durante a semana, evitando assim aglomerações aos finais de semana, para não descaracterizar o traço de tranquilidade e quietude do local. Isso permitirá ao visitante uma melhor experiência e vivência no distrito! Conheça São Bartolomeu!
 
Texto: Greiza Tavares