Festa de São Gonçalo e as Cavalhadas de Amarantina: tradição secular do distrito ouro-pretano

Festividades de setembro atraem turistas e moradores de toda a região para encenações, shows musicais e muito mais!

Por LuisCampioto |19/09 às05h:53
Foto por:Patrick de Araújo

A comunidade de Amarantina promoveu, no último sábado, 17, as tradicionais Cavalhadas de Amarantina, que acontecem sempre no terceiro final de semana do mês de setembro, acompanhando a colheita de alho e a festa de São Gonçalo, padroeiro do distrito, há mais de 150 anos. A festa é registrada patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, desde 2011, e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

As Cavalhadas têm origem na Europa, onde eram utilizadas como forma de tributo aos guerreiros caídos em batalhas e suas histórias. No caso de Amarantina, a encenação se baseia na retomada da península ibérica pelos exércitos cristãos contra os mouros, guerra essa datada do começo do século VII até o final do século XV. Recontando, dessa forma, a história de Carlos Magno, rei cristão, e suas conquistas.

Nas encenações das Cavalhadas de Amarantina, os cavaleiros tomam o lugar dos soldados dos dois lados da batalha e fazem uma encenação dos principais acontecimentos, como o roubo da princesa moura Floripes, por exemplo. Dividida em 4 partes, apresentação, invasão, diplomacia e o casamento, os conflitos são reproduzidos com humor e leveza, trazendo muita diversão para os espectadores. Acompanhada de barracas com comidas e bebidas típicas da região, a festa trouxe moradores de todos cantos de Ouro Preto e diversos turistas para prestigiarem a antiga tradição. Além disso, são realizadas a novena, missas e procissão que integram a programação religiosa em homenagem a São Gonçalo, padroeiro da comunidade e também apresentações musicais.

Também durante as comemorações, foi realizada uma cerimônia de homenagens, que presenteou diversas pessoas importantes para a história do evento com medalhas especiais, contando ainda com a participação do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, que também fizeram a entrega das medalhas. Angelo Oswaldo, destacou que a Festa das Cavalhadas é uma das festividades mais antigas e tradicionais de Minas Gerais. “São festas da cultura tradicional de Minas Gerais e do Brasil, Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ouro Preto, uma festa muito bonita, organizada com empenho, carinho e dedicação pela associação de Cavalheiros Mestre Nico, hoje comandada prioritariamente por mulheres. Nossos parabéns em nome da Prefeitura de Ouro Preto. Nós agradecemos a Amarantina por nos dar uma festa tão bonita, manter essa tradição e valorizar a cultura.”, agradeceu o prefeito.