O Festival Internacional de Turismo está de volta a Ouro Preto!

Evento terá 2ª edição na cidade histórica com o tema "Turismo, conexão e negócios”

Por PatríciaSouza |21/09 às12h:25

Ouro Preto vai sediar a segunda edição do Festival Internacional de Turismo – FESTUR, entre os dias 19 a 22 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da Ufop, com o tema "Turismo, conexão e negócios”. O evento é uma realização da entidade “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau”, com produção da empresa CM Business Hub e com apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A programação contará com imersão de negócios, compartilhamento de conteúdo e experiências, espaço gourmet, com a Cozinha Show, rodada de negócios, além de cursos temáticos para capacitar e estimular o empreendedorismo. Haverá também atrações culturais e shows musicais.

A primeira edição do FESTUR ocorreu em Ouro Preto, em 2019, e está de volta, nesta segunda edição, com tudo para se tornar um evento contínuo e de prestígio na cidade histórica. Após o período de pandemia de Covid-19, que assolou o país e o mundo, mudando a rotina das pessoas e a economia, o turismo tem sua retomada gradual das atividades agora em 2022, e os eventos retornam e movimentam o setor e os seus segmentos.

Com o enfoque na potencialização do turismo mineiro para a promoção de Minas Gerais como destino e o que o estado oferece, o festival visa impactar mais de 30 cidades e 40 circuitos turísticos mineiros com o fomento do turismo, conexões e negócios durante os quatro dias de evento.

A charmosa cidade de Ouro Preto resguarda a arquitetura colonial do século XVIII, obras do Barroco Mineiro com os entalhes e esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e é um dos destinos mais visitados do país e do mundo devido às suas características singulares, por valores históricos e culturais.

O Festival irá contar com a participação internacional de atores da área do turismo da França, Portugal e do Peru. Além de Ouro Preto, várias cidades mineiras já confirmaram presença nos estandes em que promoverão seus municípios, como Airuoca, Resende Costa e as cidades da Associação do Circuito do Ouro. Mas ainda há vagas para outros expositores que desejarem participar, basta acessar o link no instagram do evento: @festivaldeturismodeop.

O evento pretende ser uma vitrine de produtos e atrativos de Minas Gerais para incrementar e potencializar os negócios do turismo e oferecer workshops, mesas redondas e rodadas de negócios para os que atuam no trade do turismo. A área de exposição será aberta ao público e contará com Espaço Gourmet, na Cozinha Show, com a participação de chefes de Ouro Preto, e atrações culturais durante os quatro dias de evento.

A secretária de cultura e turismo, Margareth Monteiro, falou da importância de realizações como essa para a cidade e para o setor do turismo. “Essa é uma ação de extrema importância para o município, considerando que Ouro Preto é uma cidade em que o fomento do turismo se faz por meio da cultura. O evento vai promover conexões e negociações. Contará também com participações internacionais, então irá divulgar Ouro Preto e o estado de Minas Gerais em outros países, incentivando o turismo em nossa região", disse a secretária.

Salve a data: 19 de outubro de 2022, Ouro Preto será o ponto de encontro para negócios e turismo! Em breve será divulgado o link para as inscrições nos workshops e a programação completa.