Pesquisas

Aqui você encontra pesquisas de demanda e oferta turística sobre Ouro Preto, além de estudos feitos ou encomendados pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail: turismo@ouropreto.mg.gov.br ou pelo telefone: (31) 3551-7329.


Índice de Competitividade

O Índice de Competitividade é um estudo anual que foi realizado nos anos de 2008 a 2015, com exceção de 2013, pela Fundação Getúlio Vargas, financiado pelo Ministério do Turismo. O estudo avaliou os principais municípios turísticos no Brasil dentro de 13 variáveis: Infraestrutura Geral, Monitoramento, Acesso, Políticas Públicas, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. Sendo que da avaliação de cada dimensão citada são apresentados pontos negativos e positivos no município. Os relatórios que foram entregues ao município, anualmente, com os resultados dessa pesquisa, são ferramentas capazes de orientar o poder público na tomada de decisões para melhorias no bem estar da população, através do desenvolvimento do turismo.

Saiba mais: Índice de Competitividade - Conjuntos de dados - Portal Brasileiro de Dados Abertos

Índice de Competitividade 2008: Relatório Brasil

Optamos por não disponibilizar o relatório de 2008 (Ouro Preto) nessa lista, pois a Secretaria de Turismo encontrou inconsistências no relatório feito pela Fundação Getúlio Vargas. Alguns indicadores não correspondem aos indicadores que estão nos relatórios dos anos seguintes. Mas, caso queira receber esse material mesmo assim, pedimos que envie uma solicitação por e-mail para turismo@ouropreto.mg.gov.br. Foi colocado na relação o Relatório Brasil de 2008. Que guarda mais coerência com os dados dos relatórios dos anos seguintes. A responsabilidade pela informação contida nos relatórios é da Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo.

Índice de Competitividade 2009 Índice de Competitividade 2010 índice de Competitividade 2011 Índice de Competitividade 2013 Índice de Competitividade 2014 Índice de Competitividade 2015

Semana Santa

A Semana Santa é o principal feriado religioso de Ouro Preto e o segundo maior evento da cidade em quantidade de turistas, ficando atrás apenas do Carnaval. O evento, que conta também com ampla participação dos moradores locais, guarda tradições características do século XVIII, tais como a Procissão do Encontro, a Confecção de tapetes de serragem colorida e a Procissão de Páscoa.

As pesquisas durante a semana santa foram realizadas nos últimos dias do evento, que incluem o feriado prolongado, geralmente de quinta a domingo, e tiveram como principal motivação definir o perfil dos visitantes em variáveis como: Idade, escolaridade, cidade de origem, renda familiar, etc.

Semana Santa 2010

A pesquisa da Semana Santa de 2010 foi realizada pelo Observatório do Turismo Estrada Real e entrevistou 414 visitantes.

Semana Santa 2011

A pesquisa da Semana Santa de 2011 foi realizada pela Secretaria de Turismo e entrevistou 429 visitantes.

Semana Santa 2012 Semana Santa 2013 Semana Santa 2014 Semana Santa 2015

Semana Santa 2017

Banco de dados Apresentação

A pesquisa teve como objetivo principal traçar o perfil dos visitantes que estiveram na Semana Santa de Ouro Preto em 2017. Dentre os dados apresentados, foram diagnosticados: a motivação da viagem, o nível socioeconômico e avaliações do evento quanto à expectativa do visitante e quanto a outras participações.

Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação é uma razão do número de quartos ocupados pelo número de quartos disponíveis na cidade. Ela foi calculada de janeiro de 2013 até abril de 2018 e os dados seguem disponíveis abaixo para download.

Notas:

Nos relatórios mensais, elaborados pela prefeitura, que estão disponíveis abaixo, referentes aos meses de julho de 2017 até abril de 2018, foram divulgados os dois valores (a taxa total e a média das taxas).